Quem são os Dharmapalas, os Exus, os Guardiões – Budismo Esotérico, Umbanda e Universalismo

Por: Ryath (Inspirado e intuído pelos Mentores Espirituais)

Existe um tipo de ser espiritual que trabalha na defesa, proteção e guarda, que são extremamente benéficas.
Na Umbanda essas entidades espirituais são chamadas de exus, assim como nessa religião afro-brasileira e no Esoterismo também são denominados guardiões.

 


Esse tipo de ser não é exclusivo de uma religião, mas trabalha em diversas, onde pode ajudar e fazer o bem.
Então uma entidade guardiã, ela pode ir a um centro de Umbanda, a uma igreja católica ou evangélica, em templos budistas, taoístas, hinduístas e etc.
Essas entidades também protegem outros trabalhadores espirituais, enquanto eles realizam outros tipos de trabalhos em benefício do próximo, quando correm perigos de serem atacados ou atrapalhados.

 


Então tem que existir muitos desses tipos de trabalhadores espirituais.
No Budismo Esotérico esses seres são chamados de Dharmaplas, ou seja, protetores do Dharma.
Dharma significa sabedoria ou ensinamos budistas, hinduístas ou taoístas.

 


Os Dharmapalas são associados ao planeta Marte, que tem o poder de ação, de proteção, limpeza e etc. que são justamente o que esses seres fazem, ou seja, trabalham nessa irradiação.
Os Raios de sol que batem no planeta Marte e refletem em outros Planetas, ganham as características espirituais deles, a energia espiritual divina deles, e esses Raios vão para diversas direções, incluindo o Planeta Terra.

 


Essa é a explicação de algumas escolas esotéricas para esses Raios de emanações divinas.

 


Para a Umbanda, a energia de proteção e ação vem do Orixá Ogum, e também Iansã.
Mas os guardiões trabalham na irradiação de Ogum, que é o Orixá da Lei Divina, por isso o trabalho de guara, que é como os policiais do Plano Físico Terrestre.
Os Policias Trabalham para a Lei.
Os Guardiões, Dharmapalas ou Exus seguem a Lei Divina, que existe para o bem, a proteção e a purificação dos seres vivos, os trazendo também a evolução.

 


O Planeta de Ogum é justamente Marte, que tem as energias dele.
Mas Marte não é seu único planeta no universo, ou nos universos, que tem a energia de proteção, Lei e ação, mas existem infinitos planetas com essa energia em toda criação divina, que é eterna e infinita.
Deus é eterno e infinito.
Los Dharmapalas evoluem espiritualmente no trabalho de caridade, fazendo a guarda, proteção, limpeza, recondução do caminho dos seres de evolução e entre outros.

 


No Budismo Esotérico os Dharmapalas protegem o Budismo e os praticantes, mantendo eles no caminho de autoconhecimento, tirando os obstáculos a isso.
Os Dharmapalas também são chamados de divindades iradas, eles tomam a forma de seres monstruosos para dar medo aos malfeitores espirituais, assim como para se protegerem de energias negativas fortes nos locais espirituais ruins, que frequentemente tem que ir para fazer resgates de seres que lá vivem, ou para proteger outros seres que quem mora nesses locais faz.
Então tanto exus na Umbanda, como os Dharmapalas, que são os mesmos tipos de entidades, tomam formas de seres negativos ou até mesmo monstruosas.

 


Quando vemos essas pinturas, desses seres em forma monstruosas, como caveiras, monstros, demônios e etc. isso é para proteção deles, e muitas pessoas acham que se trata de entidades maléficas, quando na verdade são de seres que se arriscam indo a locais hostis para ajudar os outros.

 


Os Exus ou Dharmaplas escolheram se arriscar e enfrentar situações ruins, de batalhas, para assim poderem ajudar os outros, ato de grande elevação e desprendimento.
Existem práticas espirituais com os Dharmapalas na meditações do Budismo Esotérico, são meditações ritualistas, com a figura das deidades iradas em formas monstruosas, onde nos visualizamos como eles e assim nos purificamos de nossas tendências negativas, nos aproximando da iluminação.

 


Os Dharmapalas das mandalas são seres iluminados, dos quais são chamados de divindades pelo Budismo Esotérico, já na Umbanda são chamados de Exus ou Guardiões de Lei, que são chefes de falanges de espíritos que trabalham na proteção, na ação, na guarda e limpeza espiritual e energética.
O conceito de divindade do Budismo e da Umbanda tem diferenças de linguagem, não de realidade, então os Exus de Lei são iluminados, não Divindades.
O que a Umbanda chama de Divindades são os Orixás, que foram criados por Deus para irradiar sua energia infinita para tudo o que existe.
Quando nos visualizamos como Buda, estamos trabalhando nossa auto-imagem como seres iluminados.
A pratica consiste também dos Dharmaplas em imagina-los pisoteando e trabalhando suas próprias raivas, nos purificando delas, liberando suas energias nessas ações.
Os Dharmapalas são regidos, segundo o Budismo Esotérico, por oito grandes guardiões, que são: Begtse Atma Prana, Mahakala, Palden Lhamo, Hayagriva, Kubera Vaisravana, Tshangs pa, Yama e Yamantaka.
Cada uma dessas oito deidades, como se chamam na linguagem budista, dirigem uma diferente área de proteção.

 

 

Alguns Destaques: